sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

“ALL I HAVE TO DO IS DREAM” – THE EVERLY BROTHERS


Certa vez John Lennon disse que os Beatles deveriam se chamar The Foreverly Brothers devido à influência recebida da dupla norte-americana The Everly Brothers. E não foram só os Beatles que sofreram influência no modo de cantar e tocar dos irmãos Don e Phil Everly. Outros grupos que tiveram The Everly Brothers como modelo de cantar foram The Byrds, The Eagles, Gram Parsons, influência que se estendeu até os Bee Gees. Simon & Garfunkel confessaram que a dupla só existiu porque ouviram muito os irmãos Everly, a quem homenagearam cantando diversos hits gravados nos anos 50. Um dos maiores sucessos do The Everly Brothers e do ano de 1958 foi “All I Have To Do Is Dream”, que resultou num Golden Record para a dupla. [Assista o vídeo abaixo]



Phil e Don Everly
Sucesso desde o início da carreira - Ex-meninos prodígios, filhos de pais músicos e cantores (e primos do ator James Best), os irmãos Phil e Don Everly foram lançados pela pequena gravadora Cadence, de propriedade de Archie Bleyer. Após contratá-los, Bleyer praticamente os obrigou a gravar uma canção que havia sido rejeitada por mais de 30 artistas, entre eles Elvis Presley. A música se chamava “Bye Bye Love”, de autoria do casal de compositores Felice e Boudleaux Bryant e a animada gravação do The Everly Brothers fez sucesso nas paradas, chegando ao segundo posto do hit parade em julho de 1957, isto porque Elvis dominava inteiramente a lista dos discos mais vendidos. Quando o Rei do Rock parou para respirar a dupla The Everly Brothers chegou ao primeiro posto por uma semana, em outubro de 1957, com “Wake Up Little Susie”. Essa canção, também de autoria de Felice e Boudleaux Bryant só não vendeu mais por ter sido proibida em alguns Estados que entenderam que havia sentido malicioso quando o rapaz pedia a Susie para ela se acordar, como se estivessem dormindo juntos. Que tempos aqueles, heim! As composições do casal Bryant pareciam ser feitas para as vozes e estilo do The Everly Brothers e de fato eram. E o grande sucesso veio em maio de 1958 com “All I Have To Do Is Dream”, também dos Bryant, gravação que permaneceu durante meses entre as mais vendidas e durante quatro semanas em primeiro lugar.

Acima Felice e Beaudleaux Bryant;
abaixo selos do 78' e do 45'.
Encontro com o casal Bryant - Entre as composições de Felice (cujo verdadeiro nome era Matilda) e Boudleaux Bryant gravadas pelos irmãos Everly estão sucessos como “Problems”, “Take a Message to Mary”, “Bird Dog”, “Devoted to You” e “Love Hurts”. Porém foi com “All I Have To Do Is Dream” que Don e Phil atingiram o momento mais poético de seu repertório ao cantar a tristeza do apaixonado que só pode sonhar com sua amada enquanto vê a vida passar. As vozes bonitas dos irmãos em perfeita harmonia, sendo a de Don a mais alta (barítono) e a de Phil a mais baixa (tenor) encantaram e fizeram sonhar os jovens enamorados daqueles anos finais da década de 50. Além de cantar excepcionalmente bem, os irmãos eram exímios guitarristas e criaram um estilo que só não pode ser chamado de inimitável porque foram por demais imitados. E falando em grandes guitarristas, talvez o maior daquela época tenha sido Chet Atkins que participou da gravação de “All I Have To Do Is Dream” realizada no dia 6 de março de 1958. Foram necessários apenas dois takes para realizar a gravação tal o entrosamento dos irmãos. Essa composição dos Bryant foi lançada em discos 45 e 78 rotações que ainda eram vendidos. Após ser lançada, em maio, ocorreu aquilo que pouquíssimos cantores conseguiam, ou seja, “All I Have To Do Is Dream” não precisou escalar gradativamente o Billboard uma vez que apareceu na parada já em primeiríssimo lugar. E não era para menos pois do lado B daquele compacto simples tinha “Claudette”, composição de Roy Orbison. E no Reino Unido “All I Have To Do Is Dream” atingiu também o primeiro lugar onde permaneceu por seis semanas.

Os Everlys, uma família musical; abaixo Ike e Margareth Everly; acima à direita
Don Everly, o produtor Wesley Rose, Beaudleaux Bryant e Phil Everly; abaixo Chet Atkins.

Inúmeras regravações - A lista de regravações de “All I Have To Do Is Dream” é enorme, merecendo lembrar que a canção foi gravada por Richard Chamberlain, The Nitty Gritty Band, Roy Orbison, R.E.M., Dwight Yoakam e Elvis Costello, entre outros. Música preferida para ser cantada por duplas, “All I Have To Do Is Dream” foi gravada também por Bobbie Gentry-Glenn Campbell, Andy Gibb-Victoria Principal, Linda Ronstad-Kermit the Frog e Jeff Bridges-Karen Allen. Com todo respeito a esses talentosos artistas, nenhum deles superou o original que teve arranjo simples e delicado como a própria canção. Phil Everly regravou “All I Have To Do Is Dream” em dupla com o inglês Cliff Richard em 1994, gravação essa que atingiu o 14.º posto do hit parade britânico.

Calma, rapazes...
A separação - Durante um show realizado em Hollywood, em 1973, Don Everly apareceu bêbado para cantar, errando as letras e acordes das canções, até que Phil num momento de nervosismo quebrou seu violão na cabeça do irmão. Passaram dez anos sem se falar, o que só aconteceu por ocasião do funeral de Ike Everly, o pai de Phil e Don. Após esse reencontro a dupla participou de tournée apropriadamente chamada “The Everly Brothers Reunion Concert”. O show no Albert Hall, em Londres, foi filmado e transformado em DVD e CD. Após se separarem, os irmãos tentaram carreiras solo e o mais bem sucedido foi Phil Everly que gravou “Everytime You Leave” em dueto com Emmylou Harris e o álbum ‘Phil Everly’, acompanhado por Mark Knopfler. No filme “Doido para Brigar, Louco para Amar”, estrelado por Clint Eastwood, Phil canta em dueto com Sondra Locke a canção “Don’t Say You Don’t Love no More”, de autoria do próprio Phil. Para a sequência desse filme de Clint, que se chamou “Punhos de Aço”, Phil Everly pode ser visto no palco atrás de Sondra Locke quando esta canta “One Too Many Women in Your Life”, também de autoria de Phil.

Legado musical - Isaac Donald Everly (Don) nasceu em 1937 e Phillip Everly (Phil) em 1939 e como dupla The Everly Brothers entrou para o Hall da Fama do Rock and Roll, sendo introduzidos na cerimônia nada menos que por Neil Young, um dos maiores nomes de todos os tempos do Rock. Em 1997 os irmãos Everly receberam o prêmio Grammy Lifetime Achievement Award pela extraordinária contribuição que deram à música. Em 2001 Don e Phil foram introduzidos no Country Music Hall of Fame pela pioneira contribuição que deram ao Rock-a-billy. Esses importantes prêmios representam um justo reconhecimento pela produção artística do The Everly Brothers e pela influência que legaram à música no século passado. E nada melhor que ouvir as 26 canções da dupla que ficaram entre as mais vendidas (Top 40) através dos anos, especialmente a Golden Record “All I Have To Do Is Dream”.



ALL I HAVE TO DO IS DREAM
(Beaudleaux e Bryant)

Dream, dream, dream, dream, dream, dream, dream
When I want you / In my arms
When I want you / And all your charms
Whenever I want you all I have to do is dream...
          When I feel blue / In the night
          And I need you to hold me tight
          Whenever I want you
          All I have to do is dream...
I can make you mine / Taste your lips of wine
Any time / Night or day
Only trouble is / Gee whiz
Im dreaming my life away
          I need you so / That I could die
          I love you so / And that is why
          Whenever I want you all I have to do is dream...
I can make you mine / Taste your lips of wine
Any time / Night or day
Only trouble is / Gee whiz
Im dreaming my life away
          I need you so / That I could die
          I love you so / And that is why
          Whenever I want you all I have to do is dream...



Listas do Hit Parade norte-americano nos meses de abril, maio e junho de 1958.
Nota-se que "All I Have to do Is Dream" entrou na lista já em primeiro lugar.

No Reino Unido, "All I Have to do Is Dream" atingiu o primeiro posto do Hit Parade em
julho de 1958, permanecendo em primeiro lugar em agosto e caindo para 6.º em setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário